quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Laboratório e rapideiros

O Benfica é um laboratório cada vez mais sofisticado. As experiências, as alterações, os estudos que estão a ser feitos no Benfica do futebol da Liga A, por exemplo, são disso a prova. Ajustes tácticos progressivos, a formação sempre presente. Tudo em processo, tudo devagar. É isto que os valorosos combatentes rapideiros das rapidinhas e dos insultos não querem ver. O ideal deles é uma equipa cara, a abolição da formação e resultados imediatos. Mais nada povoa os seus neurónios.

1 comentário:

  1. Tiro ao lado.
    ninguém nega que se tenha de apostar na formação. Mas que me recorde o Benfica não foi criado para apostar na formação.
    Essa cassetinha da formação foi inventada nos anos 90. Quando o Mozer liderava a defesa não tínhamos mística? Acaso Hugo Leal ou Paulo Sousa não mostraram bem que se pode ser formado no clube e dar a facada?
    Acaso o Benfica tem de prejudicar os seus interesses para apostar em jogadores sem talento?
    Ninguém pede fortunas, mas a menos que me engane ninguém fará brilharetes numa LC sem um bom orçamento.
    Tivemos mais de 200 milhões em vendas e o presidente só se preocupou com apostar no Seixal, que já parece uma tara.
    O Benfica que eu amei é um Benfica de Mozer, de Ricardo Gomes, de Valdo, de Preud'homme. Nenhum foi formado cá e metem num bolsa um hugo Leal desta vida.
    Essa treta da formação já parece uma tara.
    A coisa é simples de perceber. Qualquer geração só gera quando muito um ou 2 jogadores top. Muitos talentos estagnam e nem aos 20 anos chegam. Outros serão aposta e nunca darão nada.
    Assim sendo,a formação não é forma de reforçar a equipa.
    Agora está-se a gerar um discurso no futebol quase a raiar a xenofobia, contra os jogadores estrangeiros, que são tratados como usurpadores de um pretenso lugar natural dos jogadores da formação.
    Para mim não há formados ou não-formados, isso é algo inventado nos anos 90, com o politicamente correcto e o miserabilismo do futebol.
    Existem jogadores à Benfica, nasçam onde nasçam.
    Taraabt é um craque autêntico, vamos pô-lo no banco apenas e só para lançar qualquer puto da formação que nem um passe saiba fazer?
    É isso jogar à Benfica?
    E recordo que é Vieiera que passa a vida com a lenga lenga do Benfica europeu. E depois os adeptos não têm de cobrar?Então que se cale e assuma de uma vez que não quer que sejamos mais do que um Olympiakos desta vida.
    O Benfica, pela sua história, deve ter um plantel com craques. A formação dará alguns, mas não a maioria. Mas Vieira agarrou-se à formação porque ela lhe dá algo que mostrar como umtroféu e porque abaixa as exigências do clube e assim é fácil ser presidente. O Benfica é um clube mundial num campeonato pequeno. Qualquer presidente minimamente comptente ganha 8 campeonatos em 10 aqui com o Benfica. Os anos 90 foram uma aberração e serviram como um fantasma que paralisa os adeptos.
    O verdadeiro desafio para o Benfica é ganhar aos Barças desta vida na LC. E isso não se faz com esse discurso miserabilista sobre a formação.
    O Benfica tem uma equipa até muito caro para aquilo que mostra.
    Veja-se como o atlético (que como clube é inferior ao Benfica) foi paulatinamente crescendo, porque quis crescer, não se contentar em criar um Fernandos Torres para o Liverpool, certo?
    Eu reconheço tudo o que d bom Vieira fez, agora já cansa esta postura do Benfica na LC. E mais grave do que isso é Vieira vir ciclicamente com a postura de prometer o Benfica europeu e depois vir ficar ofendido quando os adeptos exigem que cumpra o que prometeu.
    Realmente onde já se viu tal?
    Pelo caminho que estamos a seguir o Benfica vai ser um Olympiakos e não um Real Madrid, que é isso que deve procurar voltar a ser.
    O Benfica não é clube para se limitar a ir à LC, encaixar milhões no Red pass e fazer do 11 uma montra do Seixal.
    O Seixal não é um título. Títulos são os canecos.
    O sporting do Paulo Bento foi um bom exemplo do que acontece com essa treta da formação.
    Ninguém está contra qe se aposte na formação,se tiver qualidade. Agora metam na cabeça que a formação é uma forma de recrutamento como outra qualquer. em que é que têm mais direito do que os não-formados? Ou acaso Mozer não teve mística? E que mística mostrou Hugo Leal?
    Uma coisa é não cair na crítica barata, outra coisa é cair na defesa irracional e acrítica de tudo o que Vieira faz.

    ResponderEliminar