domingo, 29 de abril de 2018

Impacto nos jogadores dos ataques da Famigerada Aliança

Quando as coisas correm mal no futebol por regra surge a solução linchatória: culpar e expulsar o treinador. A solução linchatória pode também passar pela exigência de substituição da presidência do clube. É o que está a suceder com o Benfica, a muitos níveis, físicos e digitais, do Estado da Luz às redes sociais. Meio mundo exige bodes expiatórios. Não é a verdade que importa, mas a exigência emocional de sangue. Crise impacta, sangue redime: eis os predicados da alma linchatória.
Existem muitas hipóteses para explicar os maus momentos por que o Benfica tem passado e, claro, o momento triste de ontem, hipóteses falaciosas umas, excelentes outras.
Mas há uma que não entra - ou entra raramente - na caixa de ferramentas analíticas dos benfiquistas irados: o impacto crescente e psicologicamente lesivo dos ataques coordenados pela Famigerada Aliança e das suas redes de actuação contra o Benfica. Sustentar reiteradamente que o Benfica ganha jogos porque compra árbitros e jogadores, por exemplo, deve agir de forma muito forte, muito danosa, nos jogadores do Benfica, inquinando gravemente a sua auto-estima e a sua alegria. O mundo dos jogadores não é alheio ao exterior das notícias que os celulares e as tabletes captam e difundem diariamente.
Esse é uma hipótese que absolutamente o Gabinete de Crise do Benfica deve ter em conta nas queixas-crime que prepara.

4 comentários:

  1. O que tenho lido por aí,escrito por Benfiquistas,não lembra ao Diabo.Uma das coisas que me custa mais a aceitar é a ingratidão.O Vieira que nos deu o "Tetra",foi ontem mandado para o c...ao jeito daqueles do "Pequeno Campo Grande",um dos nossos problemas é que muitas vezes não temos memória.Não sou,nunca fui um "Vieirista",fanático.Antes de qualquer Presidente o Benfica,mas caramba temos que ser minimamente agradecidos.Há ainda muitos campeonatos para perder e ganhar,é a vida.

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo. A fidelidade vai-se ao primeiro desaire.

    ResponderEliminar
  3. Entendo aqueles que exigem também a cabeça de LFV, já fui um desses que ao 1º desaire, (melhor dizendo, mais outro desaire), exigia a cabeça de LFV.

    Mas isso eram outros tempos que se centram obviamente entre 2004 e 2014, em que de facto: em 10 Ligas possíveis conquistámos 2; em 10 Taças de Portugal ganhámos 1; em 10 Supertaças vencemos 1; e (vá lá), em 6 Taças da Liga triunfámos em 4.

    Desde 2014 até à data conquistámos 4 de 5 Ligas, 2 de 5 Taças de Portugal, 3 Supertaças em 5; e 3 Taças da Liga nas 5 que houve.

    Face a estes números e pede embora pensar que está época por parte dos dirigentes do Benfica foi no mínimo negligenciada, não posso e julgo que não devo exigir a cabeça de ninguém pois os números estão bastante em favor de LFV e da sua Direcção.

    Esperemos que apenas se tenha verificado o expectável para quem tiver uma visão mais fria e "financeira/industrial" do negócio Futebol, houve um período de grande investimento que antecedeu o sucesso, é com base nesse investimento tentou-se rentabilizar-se ao máximo até se chegar ao fim do ciclo produtivo do investimento.

    Para nós adeptos o cliclo em vez de ser de aproximadamente 5/6 anos como foi, (até foi um pouco mais longo), deveria ser de décadas, mas creio que infelizmente tal não seja 100% sensato.

    Espero apenas e só que este meu pensamento seja o mesmo que o de LFV é da Direcção, e que já a partir da próxima época avancemos para um novo ciclo de aproximadamente 3 anos a investir forte e depois mais outros 3 anos a viver dos resultados desse investimento.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar