sexta-feira, 10 de agosto de 2018

RV e a sabedoria dos treinadores ready to win

Em 2016 o arrogante Jorge Jesus afirmou publicamente que Rui Vitória não era um treinador, que não tinha estofo para conduzir um Ferrari (sic). A partir dessas afirmações tipo rufiada de bairro, meio mundo adoptou-as para qualificar e ofender RV. Nos últimos tempos a desqualificação levou esse meio mundo de benfiquistas dragartados e de dragartos camuflados a rotulá-lo sarcasticamente de "professor de ginástica".
Ora, RV é um dos poucos treinadores portugueses de futebol de onze com formação académica, tendo obtido a licenciatura em Educação Física na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em 2013 apenas cinco treinadores tinham essa formação, entre eles RV. Hoje talvez haja mais alguns.
Isso significa que RV foi preparado para entender não apenas o corpo, mas também a mente que o comanda. Nada que se compare a graus de bairro ou a licenciaturas de insultos e murros biliosos. Várias das intervenções públicas de RV mostram inequivocamente a sua grande qualidade cultural e pedagógica. E a sua carreira desde 2010 revela que ganhou várias taças e vários prémios. Portanto, RV não é um aventureiro. É efectivamente um treinador. Um grande treinador, por mais que isso custe a certas pessoas.
Maus resultados do Benfica o ano passado e a perda do penta no futebol de onze reforçaram a crítica a RV, apodado cada vez mais de professor de ginástica supostamente ignorante do que é e de como se deve jogar futebol. Na vanguarda dessa desqualificação sistemática (abrangendo, afinal, toda a direção do Benfica) estão blogs falsamente benfiquistas do género geraçãobenfica e papoilasdobiscaia com comando de Rui Gomes da Silva e ligações com a máfia do Padrinho e círculos anti-Benfica de certos jornais.
Montes de treinadores de bancada moradores nas colunas das redes e dos jornais digitais, com doutoramento certificado em lapalissadas de bairro, dão constantemente largas à sua sabedoria futebolística prêt-à-porter criticando RV pela sua ignorância. Não conhecem RV, não fazem parte dos seus treinos, nada sabem do que a equipa técnica do Benfica faz ou programa. Mas "sabem" tudo do 4.4.3 ou do 4.4.2 ou do que quer que seja, do futebol antigo, actual e vindouro. E sabem que, entre outros, Pizzi é uma desgraça, que os novos reforços são uma nulidade, que RV é teimoso, que o dinheiro benfiquista devia servir para comprar reforços de luxo, que devia extinguir-se a política do betão (como jocosamente intitulam a estrutura de formação), que LFV devia ir para a rua, etc., etc.
São verdadeiros arúspices, verdadeiros treinadores ready to win.
O Benfica perdeu jogos importantes? Sem dúvida. Mas para usar uma imagem castrense, batalhas perdidas não significam a perda de uma guerra. Acresce que se joga o que é permitido pelos adversários. E acresce, ainda, que RV tem ganho muitas guerras. E continuará a ganhá-las, sem deixar de perder batalhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário