terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Futuro que não agrada aos reforceiros

Texto do News Benfica 33 com data de hoje e título meu: "A convocatória feita por Bruno Lage para o jogo de hoje com o Boavista inclui 6 jogadores formados no Seixal. A cada semana que passa, a cada jornada que se disputa, a cada temporada que se cumpre, aí está a confirmação de que o Benfica e os benfiquistas têm cada vez mais motivos para se orgulharem da capacidade que o clube passou a ter para produzir talento dentro da sua própria casa. (...) Até nos principais campeonatos europeus é difícil encontrar hoje uma equipa com raízes tão internas e que, ao mesmo tempo, permita projetar um futuro tão risonho." Fonte.
N.B. - este é um futuro que não agrada aos defensores da compra de reforços onerosos na estranja, que não agrada absolutamente nada aos reforceiros, particularmente aos da quinta-coluna. Por isso condenam veementemente as obras em curso no Seixal visando o futuro do clube.

3 comentários:

  1. O Futuro que tu evocas...está carregado de "poesia". É preciso ter em mente que "aqueles" que são contra o Seixal , fazem-no porque...se o Seixal continua ganhador, do quê, não sei... ( esta semana os putos do scp vieram empatar, nas calmas... e estava em jogo o 1° lugar na classificação…) a equipa Principal continua a esforçar-se dentro de campo. Mesmo com dinheiro ( dixit LFV...), não haverá reforços. Curiosamente, aqueles que defendiam Rui Vitória "até á morte", são os mesmos que agora defendem Bruno Lage ( que, dispondo de um plantel miserável, pelo menos fá-lo jogar para a frente…) também "até á morte".Até á próxima derrota (????). Do Benfica, transparece a imagem de um Clube á deriva, cujo Futuro , na perspetiva Presidencial é, Seixal..,Seixal...e mais Seixal. O fcp intervencionado, gánha-nos o Campeonato que nos daria um inédito Penta ? Que importa se temos o Seixal...Esta época, segundo alguns simples de espírito, seria a Reconquista...mas se não fôr, há que ter em conta que temos o Seixal...o Seixal...e ainda o Seixal !!!

    ResponderEliminar
  2. O Karl, tem evidentemente razão. A estratégia de médio e longo prazo do Benfica està correcta e serà ganhadora, pelas razões que evoca.
    Contudo, no desenvolvimento de uma estratégia, temos que ter em conta opções tàcticas, por vezes contingentes, de circunstância (apesar de tudo não estamos sozinhos). Entendo, que façe às circunstâncias actuais, o Benfica deveria (porque pode), efectuar uma inflexão à sua estratégia para reforçar a equipa (sem se desviar, no essencial, da sua estratégia).
    Ganhar de novo por duas ou três épocas, via um reforço claro da equipa de futebol, colocaria os nossos adversarios numa situação de ruina, que os afastaria da possibilidade de competir connosco, por muito tempo. Resolvida esta questão, o Benfica, poderia retomar definitivamente a sua estratégia de fundo apoiada na excelência da formação.

    ResponderEliminar
  3. Atenção a esse deslumbramento com a formação. Eu não sou da quinta coluna, eu apoio Vieira e acho que o Benfica está a passar um certo deslumbramento com a formação.
    O foco da formação é criar craques, se os jogadores que de lá saem não têm talento, não devem jogar. A formação é uma forma de recrutar que não difere de comprar.
    Dado que o Benfica tem milhões de adepos pelo mundo fora, imagine-se um angolano de 25 anos que se revelasse um senhor jogador, mas que, dado ter nascido em Angola, nunca poderia despontar no Seixal, mas até é benfiquista, ele não há-de ter o direito de jogar no Benfica, porque não nasceu lá? Mozer, Preudhomme não foram símbolos do clube, mesmo sendo estrangeiros? Acaso alguém imagina sentar Preudhomme no Benfica, para pôr a jogar um GR medíocre que viesse da formação?
    Quem deve ser aposta no plantel principal é quem cumprir os requisitos que são os valores do Benfica: classe, alma, elegância, raça. Não me importa onde nasça. Ou estamos esquecidos de Hugo Leais, que cuspiram no prato onde comeram? tomara Hugo Leal ter metade da mística de um Mozer…
    Atenção a esse discurso da formação, porque esta existe para servir o clube, para o dotar de craques. Queremos mais João Felixes, não jogadores banais aos montes, só para termos aposta na formação.
    Não há 2 tipos de jogadores. Há apenas jogadores à Benfica, nasçam onde nasçam. O Benfica tem milhões de adeptos lá fora e que me recorde um cabo-verdiano tem tanto direito a joar no Benfica como quem nasceu na Baixa da Banheira.

    ResponderEliminar