quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

As seis frentes de ataque dos novos velhos do Restelo que se dizem benfiquistas


O Benfica não é só atacado pelos externos, mas, também, pelos que se dizem internos. Estes últimos formam os novos velhos do Restelo. São tão severos e intolerantes quanto os seus ditos inimigos externos. Qual o conjunto dos alvos dos novos velhos do Restelo, que usam a falsa umbrela da democracia para ampliarem a acção dos capangas do Puto da Camorra e do Mestre Ubu do Cachecol? Os novos velhos do Restelo atacam o Benfica - o Benfica que asseguram ser seu - em seis frentes, a saber: 
[1] a frente dos ditos maus resultados
[2] a frente da dita ausência de reforços
[3] a frente do que chamam sportinguização
[4] a frente das vendas de jogadores face a um passivo suposto não melhorar
[5] a frente anti-modernidade em curso no Seixal 
[6] a frente do que chamarei anti-vieiraismo. 
Sobre a primeira frente, a dos maus resultados: os novos velhos do Restelo habituaram-se às vitórias, aos obstáculos vencidos, às manchetes dos triunfos. O mais pequeno lapso, a mais pequena escorregadela, é suficiente para pedirem o linchamento imediato do presidente, do treinador e dos jogadores. Em suas veementes críticas entendem - seres divinos que se julgam - saber mais do que todos. Jamais entenderão que tudo é processo com altos e baixos, com subidas e descidas. Em sua raiva carente de guilhotinas imediatas, jamais entenderão que o Benfica sempre chega ao cimo no momento em parece estar a descer. Toda a águia vê e analisa o mundo lá no alto, no cimo, no coração da dialéctica. 
Sobre a segunda frente, a dos reforços. Fascinados com os reforços do Sporting - eles, que condenam a dita suportinguização do Benfica -, entendem que as vitórias só podem ser obtidas com a inclusão de jogadores caros, com prestígio. Jogadores da formação, equipa B, processo de formação e selecção criteriosa, Seixal em pleno e aumentado funcionamento - tudo coisas que requerem tempo e cuidado -, nada disso lhes interessa. O que lhes interessa é o Benfica não perder, é o Benfica imediato, instantâneo, é o Benfica vitorioso pronto a consumir, é o Benfica estar "reforçado" com as estrelas deles, estrelas dos novos velhos do Restelo. Por isso chegaram à conclusão de que o clube está a arder, que o clube é vítima de um tsunami, que o Benfica colapsou. Assim vão dando mão e razão aos "inimigos" externos. 
Passemos à terceira frente visada pelos novos velhos do Restelo: a sportinguização. "O que passa-se?" Passa-se que esse novos velhos do Restelo chegaram à conclusão de que o Benfica está a tornar-se uma extensão do Sporting, uma casa do Sporting. A agregação de quadros que trabalharam para o Sporting significa, para os catastróficos do Restelo, o fim do Benf. Os intrusos são vistos como cavalos de tróia de Luís Filipe Vieira. Não importa se possuem qualidade, honestidade e competência para gerir, o que importa é que são do Sporting, são leões perigosos, são invasores. Aqui está o princípio básico do tribalismo primevo, do semáforo tribal: o verde para uns, o vermelho para outros. É a teoria da substância impoluta. Nem querem saber se a modernidade transfronteiriça ganha pelo Benfica tem a ver como o actual CEO, tal como não querem saber se a formação do Benf vai ainda ser mais acuante e cientificamente moderna com a agregação de um professor universitário conceituado que não é "dr pequeno", mas "Doutor" por extenso. Os novos velhos do Restelo vivem da substância unívoca, pura, fruto de geração espontânea. 
Passemos à frente das vendas de jogadores face a um passivo suposto não melhorar. O que realmente se sabe sobre o destino das vendas de jogadores (essas modernas mercadorias) e sobre o passivo? O que se sabe para além de lugares-comuns habitados pela preguiça, pelo ciúme, pela raiva e pela ausdência de pesquisa séria e cientificamente conduzida? Já entraram em contacto com o CEO? Já tomaram real contacto com as obras em curso e a vir no Seixal? Já se interrogaram sobre por que possuem o mesmo discurso passivamente passivo sobre o passivo que habita o discurso da cabeça de Janus que é o PortoSporting? Os novos velhos do Restelo convenceram-se de que o passivo se despassiva num ápice com alguns milhões de dólares. O seu único fito consiste em defender que o muito dinheiro ganho com a venda de jogadores devia ser fundamentalmente aplicado no reforço - à Sporting - da equipa. Reforçar e ganhar de imediato: eis o pensamento Fórmula 1, à pressão, dos novos velhos do Restelo. Se assim não acontecer - vaticinam - é o fim do Benfica. Neste interim assegura LVF que até 2020 terá as dívidas do Benfica pagas. Duvidam?
Passemos à quinta frente de combate dos novos velhos do Restelo: a modernidade do Seixal. Na verdade, criticam o que está em curso no Seixal, criticam o que se espera venha a ser construído futuramente no Seixal, criticam o sonho de uma universidade, criticam o sonho de uma formação superior, cientificamente erguida e gerida. O futuro Seixal poderá ser um empreedimento único no mundo. Estou certo de que será. Apostar na formação superior, Benficar a formação universitária, é coisa que não cabe na tribal alma dos novos velhos do Restelo, convencidos de que aí reside a débâcle das históricas águias soberanas. 
E, finalmente, a sexta frente: a da luta contra Luís Filipe Vieira. Queiram ou não, foi com o consulado dele que o Benf voltou a ser a águia soberana, aquela que do alto vê bem melhor do que outrem. É com o consulado dele que a o Benfica continuará a crescer. O futuro das águias soberanas depende não do lateral esquerdo em falta, do guarda-redes por solidificar, da idade do Luizão, dos jogadores flops e por aí fora. O futuro das belas e soberanas águias invencíveis depende do Seixal. Seixalemos, então, sempre, com muito dinheiro, o nosso Benfica destribalizado e cientificamente cada vez mais formador. Desporto não se constrói produzindo inimigos e sangue e ódio.

2 comentários:

  1. Excelente texto.
    É sempre um prazer ler alguém que defende o Benfica com cabeça, tronco e membros. Especialmente a cabeça, que é o que falta a muito boa gente que diz estar a defender o nosso Clube.
    Seja bem-vindo à blogosfera. Tem aqui mais um seguidor.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo incentivo. Benfiquemos.

    ResponderEliminar